BREVE HISTÓRICO DO SINCOMMAP

O Sindicato dos Empregados no Comercio de Maracanaú, Maranguape e Pacatuba- SINCOMMAP- teve sua origem com a instalação de uma Sub Sede do Sindicato dos Empregados no Comercio de Fortaleza na Cidade de Maracanaú, pois naquela época, o Sindicato dos Comerciários de Fortaleza representava a categoria comerciária nas cidades da Região Metropolitana.

Alguns diretores do Sindicato dos Comerciários de Fortaleza e Região Metropolitana foram destacados para realizar o trabalho em Maracanaú e na Região, com destaque para os Companheiros Nonato Cesar (já falecido) e o Companheiro Francisco Carlos Arruda Guerreiro (empregado das Lojas Rabelo de Maracanaú) e entre outros valorosos companheiros que participaram desta luta tão importante e valorosa da categoria comerciária.

A Categoria Comerciária estava crescendo no município de Maracanaú, assim como em outras cidades vizinhas, dentre elas Maranguape e Pacatuba. As condições e a estrutura da Sub Sede não estavam conseguindo dar conta de resolver todos os problemas e reivindicações dos trabalhadores (as) do comercio e, portanto, a categoria necessitava de uma entidade própria, que mais envolvida com seu cotidiano e que emanasse das lutas daquelas cidades.

Após constatar a necessidade da fundação de um sindicato capaz de canalizar as lutas e reivindicações da categoria comerciária dos municípios de Maracanaú, Maranguape e Pacatuba, no ano de 2008 foi fundado o SINCOMMAP, tendo sido eleita a sua primeira Diretoria e o companheiro Guerreiro como o seu primeiro Presidente. No ano de 2010 o Sindicato recebeu do MTE - Ministério do Trabalho e Emprego a sua Carta Sindical, o seu registro como uma Entidade Sindical e passou a existir de fato e de direito.

O Sindicato dos Comerciários de Maracanaú, Maranguape e Pacatuba hoje é uma realidade e conta com uma Diretoria combativa e comprometida com as lutas dos trabalhadores (as), tem uma boa estrutura e boas condições para atender da melhor forma possível a categoria, presta uma boa assistência aos comerciários no momento da homologação e da rescisão do contrato de trabalho, dando todo apoio ao trabalhador na cobrança de seus direitos, oferece, também, Assessoria Jurídica para categoria, a fim de estimular a luta pela defesa dos direitos dos trabalhadores.

O Sindicato tem uma boa Convenção Coletiva de Trabalho, onde constam varias cláusulas importantes para a categoria, dentre elas: Vale Alimentação, Piso Salarial, Dia dos Comerciários, fechamento do Comercio no Carnaval e o pagamento do trabalho nas datas de feriados que o Comercio venha a funcionar, além de tantas outras cláusulas conquistadas ao longo desses anos.

O Sindicato também realiza atividades culturais e esportivas junto a categoria e presta assistência em outras aéreas, como na saúde e no lazer.

SINCOMMAP, sindicato forte e de luta!

whatsapp_image_2018_08_01_at_08_36_16_1.
SEDE SINCOMMAP

Estamos situados na Rua 06, nº 417- Jereissati I, CEP: 61900-330 - Maracanaú. Telefone: 85 3014-3037